terça-feira, 10 de abril de 2012

A vida é uma viagem de trem

   Uma comparação extremamente interessante se for bem interpretada! Interessante porque nossa vida é como uma viagem de trem. Cheia de embarques e desembarques, de pequenos acidentes pelo caminho, de surpresas agradáveis como alguns embarques e tristezas com os desembarques.

   Quando nascemos, ao embarcarmos nesse trem, encontramos duas pessoas que acreditamos que farão a viagem até o final: os nossos pais! Infelizmente, em alguma estação eles desembarcam, deixando-nos órfãos de seus carinhos, proteção, amor e afeto. Mas isso não impede que durante a viagem embarquem pessoas interessantes, que virão a ser especiais para nós! Embarcam os nossos irmãos, amigos e amores; muitas pessoas tomam esse trem a passeio, outros fazem a viagem experimentando somente tristezas.


   E no trem há também, pessoas que passam de vagão a vagão, prontas para ajudar a quem precisa. Muitos descem e deixam saudades eternas! Outros tantos viajam no trem, de tal forma que quando desocupam seus assentos, ninguém nem percebe! Curioso é considerar que alguns passageiros que nos são tão caros, acomodam-se em vagões diferentes do nosso e isso obriga a fazer essa viagem separado deles, mas claro que isso não impede que, com grande dificuldade atravessemos nosso vagão e cheguemos até eles. O difícil é aceitarmos, que não podemos nos assentar do seu lado, porque outra pessoa estará ocupando esse lugar.


Essa vida é assim, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, embarques, desembarques... Façamos então, essa viagem da melhor maneira possível, tentando um bom relacionamento com todos os passageiros, procurando em cada um deles o que tem de melhor, lembrando sempre que em algum momento do trajeto poderão fraquejar e, provavelmente precisamos entender isso. Nós mesmos fraquejamos muitas vezes e, certamente alguém tem que nos entender. 


   O grande mistério, afinal, é que não sabemos na qual parada desceremos, e fico pensando, quando eu descer desse trem sentirei saudades? Sim, deixar meus filhos viajando nele sozinhos será muito triste! Separar-me de alguns amigos que nele fiz, do amor da minha vida será dolorido! Mas me agarro na esperança de que, em algum momento estarei na estação principal e terei a emoção de vê-los chegar com sua bagagem que não tinham quando embarcaram. E o que mais me deixará feliz é saber que, de alguma forma eu colaborei para que ela tenha crescido e se tornado valiosa! Agora, nesse momento, o trem diminui sua velocidade para que embarquem e desembarquem muitas pessoas, minha expectativa aumenta quando o trem vai diminuindo sua velocidade. Quem vai entrar? Quem sairá? Devemos viajar, de maneira que a gente deixe saudades quando for desembarcar!






Nenhum comentário:

Postar um comentário