terça-feira, 10 de abril de 2012

"Brasileiros, vocês não são homens!"

Por Tarcísio Henrique


 “Fabiano, você é um homem!”, exclamou em voz alta.’ De fato, a aparência e o biótipo de Fabiano, de Vidas Secas são de um ser humano: nada além disso. Assim como ele, milhares de brasileiros precisam se convencer a cada dia de que não são animais e que são dignos de condições humanas adequadas, dignos de direitos, de deveres e de obrigações. No entanto, sonhos são ceifados ao ver o descompromisso das autoridades para com a ‘plebe’.    
  •    Como prova testemunhal das mazelas sociais que assolam e agravam o quadro dos milhares de “Fabianos Brasileiros”, temos que o PIB brasileiro atingiu a casa dos quatro trilhões de reais, superando a Grã-Bretanha e se tornando a sexta maior economia do mundo. Entretanto, em seu outro extremo, temos que o Brasil é um dos piores países do mundo no que diz respeito à distribuição de renda. O Índice de Gini Brasileiro, coeficiente que mede tal distribuição, apontou o Brasil à frente apenas dos países da África Subsaariana. Tais dados apenas comprovam que o Brasil é comandado por uma pequena parcela, enquanto milhares de Fabianos ficam à deriva, impossibilitados de uma ascensão social. Como ter uma auto-estima elevada sendo que suas condições são subumanas? Como ser os Fabianos felizes e otimistas diante da presente desigualdade? Impossível!

  •     No entanto, pesquisas e estudos comprovam exatamente o contrário. “Extra, extra!”: sai nos jornais e meios de comunicação em massa elitizados que o brasileiro é o povo mais otimista do mundo, segundo pesquisa realizada pela FGV. Acreditar em tais dados remete-nos a duas possibilidades: a primeira dela, é que o brasileiro é uma nação fútil, e se sente feliz somente com o presente carnaval e a conquista de um campeonato de futebol, tal como a política Panen et Circenses (de Pão e Circo), criada por Otávio Augusto, imperador Romano, que buscava cessar a insatisfação civil através de jogos circenses e distribuição de pão. (Aí, entretanto, era distribui´da comida aos mais miseráveis. Na ocasião atual, nem isso!). A segunda - e a mais crível - é que isso é pura demagogia. Não disponibilizando condições dignas de vida para um povo, inibindo-os de sonhar, de ascender sócio-economicamente, como acreditar que uma nação dessa é otimista e com auto-estima elevada? Simples, não é!

  •     Portanto, acreditar na felicidade de um povo miserável e desigual, é acreditar também na sua futilidade e inocência. Tal pesquisa se trata de um inverossímil, pois o povo brasileiro precisa primeiramente acreditar e lutar pelos seus direitos humanos e irrevogáveis, tais como o direito à educação de qualidade, à saúde e alimentação. Direitos esses que são cláusulas pétreas perante a atual Constituição. Não lutando e manifestando em prol dos seus direitos, os brasileiros são Fabianos que necessitam se convencer de sua existência. Sem seu exercício pleno do direito, os Fabianos se colocam em pé de igualdade a todo e qualquer animal. Portanto, “Brasileiros, vocês não são homens!”

A opinião expressa nos artigos é de inteira responsabilidade do autor.

2 comentários:

  1. Nossa Tarcísio, foi tudo tão claro o que disse. Realmente amei esse texto. E confirmo cada palavra sua.

    ResponderExcluir